Um Natal para Acreditar
Canon

Canon dá câmera que fala para fotógrafo com deficiência visual

Filme “Um Natal para Acreditar”, criado pela Dentsu Brasil, mostra como o amor por aquilo   que se faz pode transformar vidas por completo

“Ou eu ficava chorando, me lamentando... Ou eu poderia ser feliz. E eu escolhi ser feliz!”. A declaração da paratleta Sabrina Custódia traduz perfeitamente a mensagem da nova campanha de Natal da Canon criada pela Dentsu Brasil. Intitulada “Um Natal para Acreditar”, a comunicação destaca histórias reais de superação, como a do fotógrafo cego João Maia.

O filme apresenta Sabrina Custódia, Claudine dos Santos e Claudemir Aleixo, pessoas com deficiência física que conseguiram ultrapassar seus obstáculos e hoje se dedicam ao paratletismo. Além deles, também participa da peça o fotógrafo João Maia que, conhecido por registrar esse tipo de evento, foi convidado pela Canon para fazer fotos desses paratletas e gravar um minidocumentário sobre como a paixão pelo que faz – tanto o esporte como a fotografia - pode trazer inúmeros benefícios e transformar vidas por completo. “Eu sempre falo que a minha máquina fotográfica é a extensão do meu corpo. E é assim que eu consigo me conectar para que essas pessoas possam ser vistas não como coitadinhas, mas como seres humanos capazes de quebrar os seus próprios recordes”, diz o profissional no filme.

Mas o que o João não sabia era que a Canon, referência em equipamentos, câmeras e impressoras, com alta tecnologia, estava preparando uma surpresa. “Primeiro mostramos imagens dos paratletas superando os seus limites e detalhamos o fotógrafo João Maia, que tem deficiência visual, explicando o seu trabalho com uma intensa sensibilidade. Mas aí veio a verdadeira surpresa: um dos paratletas traz um presente especial para João: uma câmera fotográfica otimizada para cegos com acessibilidade através de leitura das funções por arquivo de voz embutidos no cartão de memória. Em outras palavras: uma câmera fotográfica que fala. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Dentsu Brasil, IWS e Canon do Brasil. O momento da surpresa foi emocionante para o fotógrafo e para todos nós que estávamos no set de filmagem”, revela Filipe Cuvero, VP de Criação da Dentsu Brasil.

Com o objetivo de criar uma história que ligasse uma inovação tecnológica sem precedentes com uma bela história real de superação pela fotografia, a Dentsu Brasil foi a responsável por idealizar a campanha e esse equipamento único. “Com base em um produto da Canon, criamos esse protótipo de câmera especialmente para o João Maia. Todo o processo levou oito meses de desenvolvimento e o resultado foi incrível”, conta Cuvero.

“Estamos felizes com resultado desta campanha de Natal. Quem atua com imagem e registro de momentos especiais sabe que sem amor e dedicação não é possível realizar coisas inesquecíveis. O trabalho de João Maia e dos paratletas envolve muito amor e a campanha da Dentsu deixa isso muito claro. Esperamos que as pessoas se inspirem”, conta a responsável do marketing da área de consumo da Canon do Brasil, Tânia Abe.

Para Mario D'Andrea, CEO e CCO da Dentsu Brasil, “são momentos como esse que nos fazem ter certeza de que estamos no caminho certo para a Canon, uma marca que sempre se coloca no centro de momentos inesquecíveis da vida das pessoas. Este Natal será inesquecível para João Maia e todos que se identificarem com sua história de superação. Esta ação mostra como a Dentsu Brasil utiliza a tecnologia e os dados para fazer diferença de verdade na vida das pessoas”, finaliza o executivo.

Com produção da Academia de Filmes e direção de Adriana Yanez, o filme será veiculado nas redes sociais da Canon. Confira: https://www.facebook.com/canonbr/

Ficha Técnica
Luiz Guilherme Siqueira - Desenv. de Tecnologia
Anderson Moscarelli - Desenv. de Tecnologia
Mario D’Andrea
PRESIDENTE
Juliana Pellegrino
ASS. DIREÇÃO
Elielton Caetano - Cliente
APROVAÇÃO
Fred Benuce
PRODUTOR
Duda Marujo
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Bruno Tiezzi
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Diego Torres - Head de Conteúdo
Christian Faria
CRIAÇÃO
Bruno Panico
ATENDIMENTO
Mayra Yamamoto - Produto Impressoras
ANALISTA
Murilo Torezan
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Christian Faria
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Fabio Nasi - Time de Conteúdo
Takashi Osawa
CMO
Diego Torres
CRIAÇÃO
Elielton Caetano - Anista de Produto
Larissa Storch
ATENDIMENTO
Rafael Blas
DIREÇÃO DE ARTE
Aline Bof - Desenv. de Tecnologia
Rodolpho Aguiar Eufrosino
MÍDIA
Academia de Filmes
PRODUTORA DE FILME
André Trevisani - Desenv. de Tecnologia
Fernando Silva
ATENDIMENTO
Thiago Winkler - Desenv. de Tecnologia
Filipe Cuvero
CRIAÇÃO
André Trevisani - Desenv. de Tecnologia
Kojiro Tanoue
DIRETOR EXECUTIVO DE CRIAÇÃO
Davi Raposo
ATENDIMENTO
Filipe Cuvero
VP DE CRIAÇÃO
Camilla Pontes
MÍDIA
Kojiro Tanoue
CRIAÇÃO
Paula Saraiva
ATENDIMENTO
Equipe Academia de Filmes
FINALIZAÇÃO
Thiago Gambôa
CRIAÇÃO
Mauro Rabello - VP Operações e Negócios
Mayra Yamamoto - Produto Impressoras
ANALISTA
Kojiro Tanoue
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Priscilla Ceruti Albrecht - Planejamento
DIRETOR GERAL
Murilo Torezan
CRIAÇÃO
Adriana Yanez
DIREÇÃO
Paulo Iglesias
ATENDIMENTO
Andréa Consoleto - RTV
ART BUYER
Bruno Gecys de Sá - Cliente
APROVAÇÃO
Lucas Cavalcante
MÍDIA
Fernando Ciocchetti
MÍDIA
Tânia Abe - Superv. de Marketing (Consumo
Paulo Iglesias
GERENTE DE PROJETOS
Marily Raphul
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Gustavo Ono
MÍDIA
Isa Salles
PRODUTOR
Thais Bittencourt - Time de Conteúdo
Marcelo Magno Rodrigues - Desenv. de Tecnologia
Lua Nova
PRODUTORA
Bruno Gecys de Sá - Digital
ANALISTA DE MARKETING
Kojiro Tanoue - Diretor de Inovação
Juliana D’Antino - RTV
ART BUYER
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